O Cineteatro São Luiz, equipamento da Secult Ceará, é um dos espaços de maior valor simbólico, patrimonial e afetivo para a população cearense.

Acessibilidade: Sim

Acessibilidade física:

Capacidade: 1050

Telefone Público: (85) 3231-9461

Endereço: Rua Major Facundo 500, Centro

CEP:

Logradouro: Rua Major Facundo

Número: 500

Complemento:

Bairro: Centro

Município: Fortaleza

Estado: CE

Descrição

“O Cine São Luiz, cuja construção teve início em 1939 e conclusão em 1958, é possuidor de uma sala de projeção, podendo ser considerada a mais bela do Brasil. Situada na Praça do Ferreira, à rua Major Facundo, foi projetado por Humberto da Justa Menescal, tendo sua decoraçãoem gesso, teto e paredes alterais, ficando a cargo de Osório Pereira e Marcelino Guido Budini. Da pintura ficou encarregado Shaffer e Harvath. O hall para a platéia e para o balcão com suas escadarias tem o piso e o revestimento em mármore de Carrara e três grandes lustres de cristal da Tchecoslováquia na parte inferior e cinco menores, na sala que leva ao balcão.”
Em decorrência do longo periodo para conclusão da obra, torna-se difícil a sua caracterização arquitetônica dentro de um estilo. O Cine São Luiz apresenta elementos “Art Déco” tardios, bem como elementos neoclássicos.
A sessão inaugural, muito concorrida, aconteceu às 21 horas do dia 26 de março de 1958, sendo a renda revestida em benefício da Campanha de Benfeitores da Santa Casa de Misericórdia e Asilo do Bom Pastor. Estiveram presentes à “Avant-Prèmiere” o Sr. Luiz Severiano Ribeiro, idealizador e proprietário do Cine São Luiz e demais autoridades locais. A programação se estendeu pelo período de um mês, sendo projetado um filme a cada dia.
Da data de sua inauguração até os dias atuais, o Cine São Luiz vem exercendo importância no lazer e na vida cultural de nosso estado.
evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Cineteatro São Luiz

O Cineteatro São Luiz, equipamento da Secult Ceará, é um dos espaços de maior valor simbólico, patrimonial e afetivo para a população cearense.