O Museu do Ceará foi a primeira instituição museológica oficial do Estado, criada por decreto em 1932, mas aberto oficialmente ao público em janeiro de 1933 com a denominação de Museu Histórico do Ceará.

Acessibilidade física:

Horário de funcionamento: Terça à Sexta de 09h às 17h (acesso até 16:40) Sábado de 09h às 16h (acesso até 15:40)

Email Público: musce@secult.ce.gov.br

Telefone Público: (85) 3101-2610

Endereço: Rua São Paulo 51, Centro, CEP: 60030-100

CEP:

Estado: CE

Município: Fortaleza

Logradouro:

Número:

Complemento: Ao lado da Praça General Tibúrcio (Praça dos Leões)

Bairro: Centro

Descrição

O Museu do Ceará foi a primeira instituição museológica oficial do Estado, criada por decreto em 1932, mas aberto oficialmente ao público em janeiro de 1933, com a denominação de Museu Histórico do Ceará. Inicialmente foi concebido como uma das dependências do Arquivo Público, situado na rua 24 de Maio, nº 238, no centro de Fortaleza.

Ao longo desse percurso de mais de 85 anos (oitenta e cinco anos) de existência, o Museu do Ceará passou por várias sedes e administradores. Atualmente está vinculado à Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (SECULT) desde 1967. A instituição se encontra num imóvel de significativo valor histórico denominado Palacete Senador Alencar, idealizado originalmente para ser a Assembleia Provincial do Ceará, na época do Brasil-Império. Suas obras se iniciaram no ano de 1856 e foram concluídas em 1871. Já no século XX, a edificação foi tombada pelo seu valor histórico e arquitetônico em 28 de fevereiro de 1973 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

O Museu do Ceará tem como principal missão promover a reflexão crítica sobre a História do Ceará por meio de programas integrados de pesquisas museológicas, exposições, cursos, publicações e práticas pedagógicas.

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Museu do Ceará

O Museu do Ceará foi a primeira instituição museológica oficial do Estado, criada por decreto em 1932, mas aberto oficialmente ao público em janeiro de 1933, com a denominação de Museu Histórico do Ceará. Inicialmente foi concebido como uma das dependências do Arquivo Público, situado na rua 24 de Maio, nº 238, no centro de Fortaleza. No início de 1934, o Arquivo e o Museu foram transferidos para

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem