Ceará Junino

Ceará Junino 2017

marcar eventos listados desmarcar eventos listados

tornar rascunho publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}

Como culminância do Edital Ceará Junino 2017, lançado pela Secult, o Campeonato Estadual Junino traz uma maratona de apresentações de quadrilhas juninas adultas e infantis. Esta última categoria é uma novidade dentro dos festejos.

Site: http://editais.cultura.ce.gov.br/xix-edital-ceara-junino-2017 http://editais.cultura.ce.gov.br/xix-edital-ceara-junino-2017

Descrição

Reunindo 21 grupos juninos, a programação acontece sempre a partir de 18h.

Chegou a hora de dançar, arrastar o pé e balançar a saia, num festejo de alegria, tradição, em uma festa cheia de encantos. Reunindo grupos juninos de todo o Estado, desde o último dia 23 de junho, o grande circuito de festivais do Ceará Junino se encerra com o Campeonato Estadual dos Festejos do Ceará Junino, de 20 a 23 de julho, na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Realizado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), o campeonato reúne as quadrilhas juninas vencedoras de cada um dos 17 festivais regionais. O acesso é gratuito.

Como culminância do Edital Ceará Junino 2017, lançado pela Secult, o Campeonato Estadual Junino traz uma maratona de apresentações de quadrilhas juninas adultas e infantis. Esta última categoria é uma novidade dentro dos festejos. "Desde o ano passado, inserimos a participação das quadrilhas infantis como forma de fomentar novas quadrilhas e incentivar uma nova geração de brincantes a participarem dessa festa", destaca a secretária adjunta da Cultura do Estado do Ceará, Suzete Nunes.

A secretária também ressalta o a política cultural que vem sendo desenvolvida pelo Governo do Estado para o ciclo junino. "O Ceará Junino se constitui numa política de patrimônio imaterial voltado para pra o fortalecimento, a preservação, a promoção e o reconhecimento das manifestações populares do ciclo junino. Essa política carrega em seu interior um edital que é o um dos mais antigos da Secretária, o Ceará Junino, que completará 20 anos em 2018. O edital marca uma ação contínua e que se amplia a cada ano volta para o fomento dos festejos juninos", comenta.

A movimentação econômica dos festejos é um ponto de destaque considerado pela gestora. "Os festejos juninos, no Nordeste, são uma grande fonte de trabalho e renda no campo da cultura, reunindo vários atores no desenvolvimento das quadrilhas e das realizações dos festivais e é uma grande potência no campo da economia da cultura", considera.

Baixar o regulamento

Regulamento

Envie um arquivo com o regulamento. Formatos aceitos .doc, .odt e .pdf.

Enviar
{{data.entity.registrationRulesFile.name}}

Tamanho máximo do arquivo: {{maxUploadSizeFormatted}}

0%
evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Secretaria da Cultura do Estado do Ceará - Secult

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) tem como missão executar, superintender e coordenar as atividades de proteção do patrimônio cultural do Ceará, difusão da cultura e aprimoramento cultural do povo cearense.